#Alta rotatividade
- Com muita frequência, alguém era desligado. As justificativas geralmente eram: performance insuficiente, não atingimento de expectativas ou não atendimento aos requisitos — que, no meu entendimento, são formas diferentes de dizer a mesma coisa, sem muita clareza.
#Pressão constante
- Em todas as 1:1, havia feedbacks positivos, mas os pontos negativos eram bastante enfatizados, o que é compreensível. Porém, já nas minhas primeiras reuniões, ao abordar pontos de melhoria, ouvi frases como: “Se você não melhorar nesses pontos, teremos conversas difíceis”;
- As horas estimadas nem sempre correspondiam ao tempo necessário para executar as atividades. Frequentemente, eu precisava sinalizar a necessidade de mais horas, o que gerava desconforto. Isso indicava uma falha de comunicação entre o planejamento do projeto e os profissionais que executavam as demandas.
⸻
- Na minha última 1:1, em fevereiro, recebi feedbacks com pontos de melhoria que datavam desde setembro de 2025, em vez de tê-los recebido de forma contínua, mês a mês. Muitos desses pontos eu já conhecia e já estava trabalhando para melhorar;
- Nessa mesma reunião, fui informado de que havia um grande “estresse” por parte da diretoria por eu ainda não ter sido promovido, mesmo após alguns meses na empresa — algo que eu desconhecia completamente;
- Ainda nessa ocasião, meu coordenador pediu que eu reunisse evidências da minha evolução para apresentar na próxima 1:1, em março;
- Ao longo desse período, passei a trabalhar sob uma pressão constante, com receio de não atender às expectativas, especialmente diante dos feedbacks acumulados e da forma como foram apresentados;
- Segui trabalhando nos pontos levantados, ao mesmo tempo em que mantinha a entrega dos projetos;
- No dia da reunião, fui informado de que meu contrato seria encerrado por não ter atingido as expectativas da empresa.
⸻
#Contexto das minhas entregas
- Meus projetos estavam atrasados?
Não. Estavam em dia e funcionando corretamente.
- Havia queixas de clientes?
Não. Eu mantinha um bom relacionamento, inclusive com elogios.
- Havia queixas de colegas?
Também não. Sempre tive um ótimo relacionamento com o time, recebia elogios (como Kudo Cards) e procurava ajudar colegas, especialmente os mais novos.
⸻
#Conclusão
A decisão, no final das contas, foi tomada por pessoas que não participavam do dia a dia operacional, com base em pontos de melhoria levantados em feedbacks, sem um acompanhamento proporcional ou critérios objetivos claramente definidos ao longo do tempo.
No final, todo o contexto se resumiu a um único rótulo: “performance”.